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Transformação digital

o método 
rockway

O Método Rockway entrega um plano de geração de valor e inovação através da combinação de um planejamento de marca com a análise dos 5 domínios da transformação digital para superar os obstáculos da hiper-competição.

Uma abordagem integrada com o objetivo de:

Desenvolver o produto ou serviço certo,

aumentar volume,

margem de contribuição,

e reduzir custos de vendas.

O Rockway é um projeto que busca acelerar o entendimento e adoção por estudantes, profissionais e empreendedores das oportunidades trazidas pela Transformação Digital.

Além da implementação da metodologia Rockway nos negócios, desejamos também fomentar o entendimento sobre as habilidades sociais, cognitivas e profissionais necessárias  no atual mercado de trabalho. Queremos contribuir na superação dos desafios que consumidores e colaboradores possuem na adoção de novas tecnologias e que a tecnologia seja vista como uma extensão do próprio corpo e não mais um obstáculo a ser transposto.

Para isso dividimos o Rockway em 4 produtos:

Rockway - A História: Primeiro item a ser lançado é um livro de Ficção onde é contada a história de uma empresa da indústria musical desde sua fundação, no fim dos anos 1800, até os dias de hoje. Numa saga narrada através de diferentes gerações, são contadas as  transformações que uma Gravadora sofreu em função das mudanças tecnológicas. Demonstrando o impacto causado no modelo de negócios desde a distribuição de música através de partituras, passando pelo piano de rolo, vinil, CD até os dias do Streaming em plataforma de música, a história aborda que o fênomeno da adaptação de uma empresa em função da tecnologia não é novo. Mas o ritmo com que vem ocorrendo e a eliminação de concorrentes através da consolidação de players globais é o que não possui precedentes. É a porta de entrada para estudantes, profissionais e empreendedores entenderem o mundo dos negócios de hoje e o impacto da transformação digital no dia-a-dia de todos.

Rockway - O Método: Guia para os que desejam utilizar o método em suas empresas e gerar o plano de criação de valor e inovação de forma independente. Trabalhando com os conceitos básicos e com diagramas para preenchimento. É o ponto de partida para os que buscam obter os benefícios da Metodologia Rockway a baixo custo.

Rockway - O Curso: Plataforma EAD (Ensino a Distância) com videos explicativos, diagramas online e comunidade de intercâmbio de informações para os que desejam se aprofundar no método, se dedicarem a implementá-lo dentro de suas empresas ou como consultores oficiais dentro de clientes espalhados por todo o Brasil.

Em breve...

Rockway - A Consultoria:  Workshop in-company, assistência presencial e online para a implementação da metodologia na empresa do cliente. 36 horas para a fase de planejamento, 30 dias para levantamento de dados e detalhes adicionais e inicio da implementação. É o produto ideal para colocar a equipe em um novo modelo mental e co-criar uma implementação  rápida e eficaz na empresa.

o desafio:

a era da hiper-competição

Os competidores de amanhã não aparecem nem no radar da maioria das empresas de hoje

A era da Vantagem Competitiva sustentável acabou

Reconstrução planejada do modelo antes que um competidor a obrigue

Visão disruptiva

Melhorias incrementais frequentes

Vantagens competitivas de curto prazo ao invés de buscar uma vantagem de longo prazo que não irá se sustentar

O cenário e soluções previstas por Richard D’Aveni em seu artigo de 1998, antes mesmo do fenômeno “.com”, 20 anos depois, são mais atuais que nunca.

A implementação da metodologia possui 4 grandes grupos: 

Marketing baseado em Dados

O acesso, custo e ferramentas que permitem análise de dados estruturados (aqueles coletados e armazenados dentro da própria empresa) bem como dados não estruturados (por exemplo, os dados disponíveis em redes sociais) agora fornecem inúmeros subsídios para análises qualitativas e quantitativas. A configuração correta de ferramentas de redes sociais e análise de buscas, unida a testes utilizando conceitos de Growth Hacking, também se tornam uma grande fonte de pesquisa e validação de hipóteses dentro de nossa metodologia.

Tecnologia

e-commerce B2B, B2C, marketplace, CRM, sistema de tickets, pesquisa de satisfação, chatbot, NPS, esperas telefônicas, histórico de interações em redes sociais, dados de vendas e pagamentos. O que é realmente importante para o consumidor? Qual a prioridade de implementação? O custo dessas ferramentas já deixou de ser um obstáculo para as empresas. Entretanto a implementação, treinamento e utilização, exatamente os fatores que dependem das interações humanas, liderança e gestão é que são os desafios no uso desses sistemas. Sem a visão de uma estratégia integrada e de longo prazo, e principalmente, o entendimento da jornada do consumidor, as experiências com essas ferramentas podem trazer frustrações para os dois lados.

Framework de Marca

O estudo da proposta de valor combinada com a análise do modelo de negócios da empresa nunca foi tão importante. Ter clara a promessa, benefícios e razões para acreditar na marca são importantes indicadores de quais sistemas e tecnologias devem ser priorizados no contato com o consumidor e qual a voz do marca. São essas declarações que direcionam o plano de inovação e precisam estar compartilhadas entre todos na organização, tanto para transmitir uma mensagem sólida a todos os stakeholders, como para direcionar o plano de geração de valor em toda a jornada de compra e pontos de contato com o consumidor.

Transformação Digital

As definições e aplicações do termo Transformação Digital tem sido inúmeros nos últimos 20 anos. Nossa metodologia trabalha com os chamados 5 domínios da Transformação Digital trazidas por David Rogers da Universidade de Columbia nos EUA. Verificamos uma grande aderência das teorias e idéias desse autor com outros Frameworks que trabalhamos nos últimos 20 anos na área de marketing e estratégia de negócios. Unindo as idéias de Rogers, W. Chan Kim and Renée Mauborgne e outros autores chegamos em um modelo que se adapta a inúmeras empresas de diferentes segmentos. A união de objetivos de marketing e TI, capacidade de execução e a implementação de sistemas tem sido um desafio para muitas empresas nos últimos anos. Nossa contribuição é tornar estabelecer o conjunto de análises e etapas para serem implementadas.

O componente fundamental: recursos humanos

A era da hiper-competição trouxe uma necessidade fundamental para as empresas: Velocidade na implementação de idéias e qualidade de execução.

A era dos grandes líderes e gênios criativos está com os dias contados.  Para prosperar no cenário atual os Stakeholders precisam co-criar e implementar as idéias  junto com seus colaboradores. Hoje temos pessoas cada vez mais qualificadas na base da pirâmide corporativa. Grande parte dos analistas hoje possuem o mesmo nível de estudo de um Gerente Sênior de 20 anos atrás.

Se antes as empresas dependiam que gênios criativos ou líderes com grande experiência fossem seguidos, hoje o paradigma mudou. Ao invés de seguir um líder, as empresas devem seguir idéias e planos elaborados em conjunto. As metodologias de Design Thinking e Ágil permitem que um plano seja desenvolvido e implementado de forma conjunta tornando todos os colaboradores co-responsáveis pelo seu sucesso.

Sozinho se chega mais rápido. Em conjunto, se chega mais longe.

 

A abordagem integrada proporcionada pelo Método Rockway, unindo aspectos de Marketing e TI com foco na criação de valor é a resposta a um dos principais desafios das empresas hoje: Unir a operação em torno do consumidor com uma visão compartilhada entre todos dentro da empresa alinhando prioridades de investimento em tecnologia, tempo de dedicação e comprometimento de execução.

nosso Modelo Mental

Steve Jobs uma vez disse: Meu modelo de negócio são os Beatles. Eles eram quatro caras que conseguiam controlar as tendências negativas um do outro. Eles equilibravam um ao outro, e o total era maior do que a soma das partes. É como eu vejo os negócios: grandes coisas em termos de negócios nunca são feitas por uma pessoa. São feitas por uma equipe de pessoas.

O nome rockway

Quando pensamos em ídolos do Rock geralmente nos vem imagens de rebeldia e gênios criativos individuais. Essa é uma imagem comum que as pessoas possuem. Ela foi propositalmente construída e em 99% dos casos é bem distante da realidade dos artistas consagrados. A grande maioria deles é dono de uma disciplina que os fez aprender um instrumento ou ter total domínio de sua voz e limitações.

Alguns passam horas em torno de suas composições até que se sintam satisfeitos para compartilharem ela com seus parceiros. Artistas solo contam com inúmeros parceiros na área artística e outros tantos na área de negócios.

Para levarem uma turnê que reflita sua visão e que seja montada a tempo a cada 2 dias, aproximadamente 150 colaboradores fixos  viajam com o artista e até 400 temporários são contratados por no máximo uma semana. Toda essa “fábrica” possui 48 horas para executar uma experiência perfeita para que entre 15 a 60 mil pessoas tenham uma experiência visual e auditiva perfeita, cujos pagantes desejam que lhes despertem uma diferente gama de emoções. É como fabricar e entregar um produto customizado a cada 48hs!

A operação de uma banda é provavelmente a mais completa, complexa e fascinante indústria que conheci. Envolve marca, tecnologia, logística, criatividade, comunicação, relações com o público, imprensa e um sistema de financiamento de altos riscos. O que aprendi empreendendo e estudando nessa indústria, somado a 20 anos trabalhando com projetos de marca e tecnologia em multinacionais, PMEs e start-ups se transformou no Método Rockway e servirá para toda a empresa que precisa inovar e transformar seus consumidores em fãs. 

junte-se ao time

Quer fazer parte do time de co-criação e autoria dos livros? É apaixonado por Marketing, Tecnologia ou Música? Precisamos de pessoas com conhecimento em pesquisa e método científico e alguns especialistas em História, Música e Engenharia para finalizar o livro Rockway – A História.

Também desejamos colocar o método a prova e ter mais estudos de caso em diferentes empresas para finalizar os diagramas. Se você é profissional ou empreendedor, traga o seu caso para analisarmos e elaborarmos o plano para a sua empresa em conjunto!

 

 

 

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