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O método

inovação para gerar valor

Gestão de Produto e Transformação Digital: A união para construir soluções disruptivas

Aprenda a enxergar. Perceba que tudo se conecta a todo o resto.

Leonardo Da Vinci

Artista e Cientista, Homem da Renascença

O que é criar valor?

Ciclo de Planejamento de Marca e Transformação Digital

Valor é o motivo pelo qual os clientes desembolsam para adquirir um produto: a expectativa de resolver um problema através do consumo do item obtendo um benefício final.

Um produto é comprado ou recomendado por ser o mais barato da categoria, possuir a melhor relação custo/benefício, por ter tido uma experiência satisfatória em seu uso anterior, por possuir valores de marca considerados importantes por um grupo de pessoas, por apresentar um conjunto de benefícios (e/ou atributos) para resolver um problema ou pelo atendimento que o comprador recebeu de algum participante da cadeia de valor. 

Além da venda, a recomendação é um dos melhores indicadores de que uma empresa cria valor através de seus produtos.

A inovação em valor é a pedra angular da Blue Ocean Strategy® e é criada por meio de uma série de movimentos estratégicos, resultando em um produto ou serviço substancialmente diferente de qualquer outra oferta. Esses movimentos estratégicos também funcionam para reduzir os custos para o produtor do produto ou serviço, resultando na capacidade de oferecer um produto ou serviço de alto valor que nunca foi visto antes, a um preço muito razoável para o comprador.

Por que valorizar a inovação? O valor sem inovação fornecerá apenas ganhos incrementais facilmente duplicados pela concorrência. A inovação sem valor geralmente é orientada para a tecnologia e não será um sucesso comercial.

A idéia é criar um enorme salto de valor nunca antes visto. Esse salto atrai compradores que nunca consideraram comprar o produto ou serviço.

Um oceano azul é criado na região onde as ações de uma empresa afetam favoravelmente sua estrutura de custos e sua proposta de valor para os compradores.

A economia de custos é feita com a eliminação e redução dos atributos e benefícios que são amplamente disponíveis dentre os concorrentes. 

O valor de compra é aprimorado ao criar ou aumentar atributos e benefícios que o setor nunca ofereceu. Com o tempo, os custos são reduzidos ainda mais à medida que as economias de escala aumentam, devido aos altos volumes de vendas que geram valor superior.

 

Os 5 domínios da Transformação Digital: Consumidores, Concorrência, Dados, Inovação e Valor

 

 

A Transformação Digital é o processo de adotar tecnologias digitais para criar novos – ou modificar existentes – processos de negócio, cultura e principalmente experiência do consumidor

A redefinição dos negócios para a era da informação é a Transformação Digital e seu principal foco é na geração de valor para o consumidor.

A Transformação Digital inicia e termina com o Consumidor em mente e a criação de valor para ele ao longo do processo.

A transformação digital não é somente sobre tecnologia mas principalmente sobre estratégia, liderança e novas formas de pensar. A parte mais difícil é aprender a reimaginar o negócio e qual será o seu futuro.

Então não se trata tão somente de atualização tecnológica, mas de atualizar o pensamento estratégico. Para crescer na era digital, as empresas precisam repensar características em 5 domínios de estratégia: clientes, concorrência, dados, inovação e valor:

As redes de clientes mostram como as marcas precisam mudar do mercado de massa para o de customização em massa e transmitir mensagens para uma interação bidirecional dinâmica. Isso significa repensar o funil de marketing, tratar os clientes como os principais influenciadores da sua marca e criar experiências omnicanal para combinar com o estilo de vida dos clientes de hoje.

A competição e a cadeia de valor também devem ser reimaginadas, bem como a visão plataforma. Tradicionalmente, as empresas pensam na competição como um jogo de soma zero, definido por setores, onde os que apresentam produtos similares são concorrentes ao invés de avaliar que, hoje, soluções diferentes para um mesmo problema são geralmente os disruptores do segmento. Isto é, Airbnb e Uber concorrem com empresas tradicionais como hotéis e táxis de maneiras radicalmente diferentes ao oferecer uma solução (estadia e mobilidade) para um mesmo problema (hospedagem e deslocamento).

O terceiro domínio da transformação digital, são os dados. Onde as empresas tradicionalmente usavam dados para otimizar processos, hoje os dados estão se tornando um ativo estratégico importante, muito parecido com a sua marca. Em vez de residir em silos funcionais (vendas, marketing, operações), hoje os dados precisam ser integrados para fornecer uma imagem completa dos clientes e desbloquear novas fontes de valor para qualquer negócio – por meio de insights, segmentação, personalização e contexto.

As 10 etapas do desenvolvimento de negócios sob os 5 domínios da Transformação Digital

1) Transformação Digital e os 5 domínios

    • Criação de valor com uso de dados e sistemas
    • O consumidor como rede
    • Transformação da competição e cadeia de valor 
    • Inovação e plataformas
    • Coleta, tratamento e uso de informações

 

2) Necessidades de mercado

    • Como levantar. testar e validar as necessidades para desenvolver uma estratégia de produto e marca sólidos

 

3) Segmentação de Mercado e análise da concorrência 

  • Como analisar um mercado, os concorrentes e descobrir um segmento favorável para se desenvolver

4) Modelo de Negócios

    • O que muda nos modelos de negócios tradicionais com a Transformação Digital? 
    • Eliminar, reduzir, criar e aumentar

5)  Cadeia de Valor

    • Como desenhar e analisar uma cadeia de valor
    • Eliminar, reduzir, criar e aumentar

 

6) Definição de Persona, Jornada de Compra e Pontos de Contato com o consumidor

    • Funil de vendas e canais de mídia on e offline
    • Levantamento, hipóteses e validação de perfis e argumentos de venda

 

7) Proposta Única de Valor – Qual a promessa e entrega de valor para um consumidor?

    • Definição de proposta de valor, personagem de marca, promessa, entrega e momento da verdade

 

8) A visão da Marca

    • Melhoria contínua
    • Inovações incrementais
    • Big Bang e Disrupção!

 

9) Engajamento

    • Desenvolvimento de materiais de comunicação, campanhas e conteúdos em diferentes mídias on e offline
    • Estratégia de comunicação omnichannel, validação de hipóteses, testes A/B, Growth Hacking, Anúncios Display, Busca, SEO, Remarketing e Plano de Conteúdo para redes sociais
    • Ações integradas on e offline
    • Os conceitos de usabilidade, interação e sucesso do cliente na interação com sites, aplicativos, PDV e produtos: HCI, UI/UX, CX e CS

 

10) Escala, Execução e Mensuração

    • Indicadores de Desempenho
    • DRE – Demonstrativo de resultados
    • Desempenho de vendas e relacionamento com o consumidor
    • Sistemas de BI, CRM e Analytics
    • Metodologia Ágil e Marketing baseado em dados
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