O que é Transformação Digital?

Quem deseja prosperar como empreendedor ou profissional precisa entender o que é Transformação digital para melhor avaliar os desafios e oportunidades que hoje estão se criando. Frente ao cenário da hipercompetição, a Transformação Digital é a melhor defesa. Quem ainda não se sente ameaçado pela hipercompetição, é porque não está suficientemente informado sobre o impacto dela nos negócios.

“A Transformação Digital é o processo de adotar tecnologias digitais para criar novos – ou modificar existentes – processos de negócio, cultura e, principalmente, experiência do consumidor.”

DAVID ROGERS, UNIVERSIDADE DE COLUMBIA, EUA

A redefinição dos negócios para a era da informação é a Transformação Digital.O principal foco da Transformação Digital é na geração de valor para o consumidor.Ela transcende os papéis tradicionais de Vendas, Marketing e Serviço ao Consumidor ao iniciar e terminar considerando como a empresa deve se relacionar com o consumidor.A geração de valor será consequência da capacidade de uma organização implantar análises avançadas em todo ponto de interação – com seres humanos ou máquinas – para continuamente aprimorar a experiência do consumidor. Seja corrigindo distorções em processos fixos ou transacionais, uma estratégia inteligente fará com que os dados gerados, coletados e usados, em tempo real, beneficiem o consumidor, minimizem os riscos e impulsionem os lucros a longo prazo da organização.
 
Por exemplo: Uma entrega de pedido cuja uma das etapas atrasou, seguirá para um processo que busque compensar a etapa anterior, mesmo que fique mais cara, para não atrapalhar o consumidor. Ou que o consumidor seja avisado dessa falha durante o processo e seja informado dela, optando por confirmar ou não se mantém o pedido. Trata-se de uma situação ainda utópica por várias implicações de negócio e financeiras. Entretanto, será o modelo mental que em breve as empresas precisarão ter para desenvolver os processos, coletar os dados necessários e proporcionar um nível de experiência como esse.

Hoje qualquer e-commerce sabe a data de nascimento, CPF ou CNPJ, endereço e histórico de compras de um cliente.

Qualquer e-commerce para sobreviver já sabe que depende do bom uso desses dados e da coleta de maneira inteligente deles. Isso quer dizer, coleta de maneira não intrusiva e análise de dados transacionais para levar ofertas e produtos cada vez mais direcionados para a preferência, contexto e necessidade do cliente. Isso é intrínseco nos negócios digitais.

Nos negócios baseados em lojas físicas ou com base em força de venda, o quão bem estruturados e acionáveis são os dados?

Se por acaso você trabalha em um negócio que não possui a maior parte do faturamento em e-commerce eu pergunto: Se hoje lhe oferecessem um monitor de 54 polegas com a condição que em 48 horas estivessem publicados seus indicadores de desempenho mais importantes, você teria os dados, processo de avaliação e sistema para publicar as informações nessa monitor?

Se a sua empresa fatura menos de R$ 300 mil/mês, provável que vc diga que a empresa não precisa desses dados, que se trata de uma equipe pequena, que sabem tudo de cabeça, ou sai caro desenvolver isso, ou não tem tempo…eu lhe diria que está dentro do normal.

Mas pra um e-commerce mesmo abaixo dessa faixa de faturamento, 100% deles ganhariam o referido monitor. Porque? Eles possuem esses dados – Eles vem prontos em qualquer sistema de e-commerce e depois do – “Bom Dia no grupo do WhatsApp da empresa” – esses números são o segundo assunto. Os dados estão disponíveis no sistema, existe a cultura do marketing orientado a dados e os principais indicadores são de domínio de todos que trabalham em uma operação de e-commerce.

A diferença está exatamente que um negócio já nasceu com um sistema da era da informação e os e-commerces se tornam rapidamente totalmente dependentes desde o dia 1 dessas informações. Google e Facebook são já totalmente integrados com essas informações e os empreendedores depois de 1 mês aprenderam a usar esses números e talvez até se divertir com eles.

“A Transformação Digital inicia e termina com o Consumidor em mente e a criação de valor para ele ao longo do processo.

A Transformação Digital tem como objetivo agregar valor a cada interação com o consumidor.

Mas a Transformação Digital não é somente sobre dados. É principalmente sobre o que se faz com eles. Não só uma ferramenta de comparação com histórico, ou projeção, mas de questionamento constante sobre como lucrar mais alterando inúmeras váriáveis do negócio.

A Transformação Digital está mudando a maneira como negócios são feitos, como as empresas competem, como vendem e, em alguns casos, criando segmentos de negócios totalmente novos.

Com a Transformação Digital, algumas empresas necessitam dar um passo para trás e reavaliar seu modelo de negócios e tudo o mais que deriva dele: Processos, sistemas internos e principalmente interações com o consumidor, sejam elas online, por telefone ou pessoalmente.

As empresas agora enxergam que não podem mais competir com base somente na opinião dos Diretores mais experientes, do conhecimento de quem tem mais “tempo de casa” ou quem tem o diploma mais alto.

A maneira de prosperar é com base na soma da contribuição de todos os funcionários, suas experiências, necessidades e idéias. Colocar a todos pra pensar, antever dificuldades e colaborar em soluções. Essa modelo mental, englobando a gestão com Design Thinking e Métodos Ágeis, além de facilitar a implementação gera engajamento e respostas mais inteligentes do que quando somente uma cúpula se reúne para analisar os dados. Para melhorar um indicador, é necessário ter junto na avaliação alguém que vive no entorno das variáveis que  impactam os resultados. A cultura baseada hierarquia e implementação de decisões “Top-Down” já não comporta solucionar a grande quantidade de desafios que uma empresa enfrenta hoje.

Então o normal hoje em empresas onde os dados são debatidos é se perguntar; Podemos mudar nossos processos de forma a termos melhores decisões de negócio? Temos como gerar eficiências que mudem nosso patamar ou melhores experiências ao consumidor com mais personalização?

A resposta é sim! Mas é o conjunto da obra que fará a mudança significativa. A colocação de um Chat bot por exemplo pode melhorar vários indicadores de melhoria de atendimento, redução de posições de trabalho ocupadas com perguntas básicas ou coleta de dados de sobre um consumidor. Mas somando o Chat Bot com um processo de Inbound Marketing e técnicas de Growth Hacking em 1 ano se tem informações suficientes para redefinir todo um portfólio de produtos e aumento de ticket médio de clientes antigos.

Estamos totalmente envolvidos pela era da informação, e negócios de todos os tipos estão criando maneiras mais inteligentes, eficazes e disruptivas de alavancarem a tecnologia. Ao ampliar para além da cúpula da organização, de forma descentralizada, esse modelo de buscar pequenas melhorias incrementais contínuas e preparar a longo prazo os “Big Bangs” é o que alavanca a prosperidade na era hipercompetição e potencializa as oportunidades da Transformação Digital.

A redefinição dos negócios para a era da informação é a Transformação Digital.

O principal foco da Transformação Digital é na geração de valor para o consumidor.

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