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O que realmente é inovação disruptiva? 

A aula que Marc Andreessen deu em apenas 17 tuítes resumindo o que é Inovação Disruptiva e seus impactos para a sociedade

A teoria da inovação disruptiva apresentada no livro The Innovator ‘s Dilemma se mostrou extremamente consistente para demonstrar como empresas menores podem desafiar empresas estabelecidas através da inovação dedicada a um nicho de usuários que estão mal servidos por empresas estabelecidas

Marc Andreessen foi o criador de um dos primeiros navegadores e suíte de aplicativos para a internet e é hoje um dos principais investidores do Vale do Silício. Basicamente quando ele chegou era tudo mato e ele foi um dos principais construtores da Internet comercial como a conhecemos hoje.

Andreessen citou os escritos de Christensen e mostrou por que as pessoas realmente deveriam ser a favor da disrupção se elas desejam o progresso das economias e da sociedade.

Ele é uma das mentes geniais do nosso tempo e sua história é intimamente ligada à ascensão da Era do Conhecimento: um cientista, um empreendedor e um investidor de risco que acredita que a inovação e tecnologia podem beneficiar as camadas mais carentes da sociedade. 

E que isso é, acima de tudo, uma oportunidade de negócios onde investidores tolerantes ao risco podem construir fortunas.

A posição dele também demonstra uma forte defesa da tecnologia como facilitadora na geração e distribuição de riqueza assim como na melhoria da qualidade do nível de vida.

Mas meu objetivo inicial com esse texto é nivelar o conhecimento sobre disrupção para que empreendedores e líderes avaliem sua aplicação em seus projetos, bem como, conheçam os riscos para as suas empresas.

Abaixo a sequência de tuítes em tradução livre feita por mim e alguns ajustes para facilitar o entendimento (no final do e-book coloquei os links para os originais em inglês):

1/Poucos conceitos intelectuais do nosso tempo foram mais deturpados pelos observadores do que a ideia de disrupção de Clay Christensen. Alguns pensamentos:

2/CC: “Uma inovação disruptiva dá aos novos consumidores acesso a produtos historicamente disponíveis apenas para consumidores com muito dinheiro ou habilidade.”

3/CC: Os disruptores oferecem um conjunto diferente de atributos de produtos valorizados apenas em novos mercados distantes e sem importância para o mainstream

4/O principal atributo da inovação disruptiva é um novo produto para um mercado anteriormente mal atendido – normalmente mais barato do que o produto existente.

5/Isto é inerentemente pró-consumidor: a inovação disruptiva só funciona se os clientes a comprarem – e se o fizerem, as vidas melhorarão em comparação com o status quo anterior.

6/Da mesma forma, a inovação disruptiva só é financiada por investidores que acreditam que existe um mercado mal atendido, os clientes irão comprá-la, e as vidas melhorarão.

7/É um mito fabricado que a inovação disruptiva tem a ver com destruição: tem a ver com criação – novos produtos, novas escolhas, para mais pessoas.

8/Mais tarde, é claro, novos produtos muitas vezes evoluem para enfrentar diretamente os fornecedores tradicionais que atendem clientes estabelecidos – mais baratos e melhores para eles também!

9/A inovação disruptiva reduz a desigualdade, ao levar aos consumidores de baixos rendimentos coisas a que apenas os consumidores mais ricos tinham acesso antes.

10/Se você está lendo isto, muitas das coisas que você possui e que tornam sua vida melhor são o resultado de inovações disruptivas anteriores.

11/A imprensa interrompeu os livros dos escribas; músicas gravadas ampliaram o consumo nas residências antes limitadas a apresentações ao vivo, máquinas de lavar eliminaram a necessidade de uma lavadeira doméstica.

12/Os ricos sempre tiveram livros, música, roupas limpas, etc.; a inovação disruptiva tornou essas coisas disponíveis para muito mais pessoas.

13/Exatamente da mesma forma, os smartphones abaixo de 100 dólares são uma inovação disruptiva para os PCs, levando a computação e a Internet a muito mais pessoas do que o status quo.

14/Ser a favor da disrupção é ser a favor da escolha do consumidor, a favor de mais pessoas servidas e a favor da redução da desigualdade.

15/Ser CONTRA a disrupção é ser CONTRA a escolha do consumidor, CONTRA mais pessoas sendo atendidas e CONTRA a redução da desigualdade.

16/Se quisermos tornar o mundo um lugar melhor e mais igualitário – quanto mais perturbações ao estilo de Christensen, e quanto mais rápido, melhor!

Adaptado com tradução livre do artigo publicado em https://venturebeat.com/entrepreneur/marc-andreessen-teaches-startups-what-disruption-is-really-about-in-17-tweets/

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