fbpx
WhatsApp: (Somente Texto) +55 51 3377-1948 [email protected]
Marketing Orientado a Dados – Data Driven Marketing

O marketing orientado a dados é o processo pelo qual os profissionais de marketing detectam tendências analisando dados gerados pela empresa e mercado e traduzem essas informações em idéias e planos de ação. 

O objetivo do marketing orientado a dados é otimizar os processos e estratégias de marketing para atender às tendências em curso e às demandas específicas dos consumidores, aproveitando os dados para obter uma visão mais profunda do que os clientes desejam.

Quando as marcas entendem completamente quem, o que, onde, quando e por que os consumidores estão se engajando em seus esforços de marketing, eles podem tomar melhores decisões em torno de tudo, desde o momento da publicidade em um determinado meio até a personalização da mensagem de marketing para atender segmentos de público-alvo específicos.

O marketing orientado a dados está ganhando popularidade em grande parte devido à sua capacidade comprovada de maximizar o ROI (Retorno no Investimento).

Como o marketing orientado a dados funciona?

O processo de marketing orientado a dados depende do uso de informações (com origem em dados estruturados ou não-estruturados) para direcionar os esforços de marketing. 

Os dados são coletados ao longo da jornada de engajamento de um usuário, tratando-se desde dados demográficos até métricas de todo o mercado e interações individuais do indivíduo com a empresa, marca e produto. Em seguida, são analisados ​​para criar indicadores de desempenho e gerar idéias (insights). 

Essas idéias são usadas para ajudar a decidir onde e como focar os recursos de marketing, os tipos de mensagens que são mais eficazes para maximizar o Retorno no Investimento em Marketing, quais os clientes possuem maior potencial, quais os hábitos de compra dos consumidores e muitos outros detalhes cruciais que podem ajudar os profissionais de marketing a moldar o crescimento da marca de forma otimizada.

Também ajuda a maximizar a eficiência dos esforços de marketing, reduzindo gastos desnecessários e melhorando a alocação de recursos e, finalmente, capacitando as marcas a oferecer uma abordagem de marketing mais centrada no cliente. 

Obter um melhor entendimento dos clientes em potencial de uma marca e de suas preferências é um dos métodos mais eficazes para aumentar as taxas de conversão.

 

Benefícios do marketing orientado a dados

Muitos profissionais de marketing recorrem ao marketing orientado a dados para melhorar a segmentação por público-alvo.

Com os dados certos, as marcas podem saber exatamente quem está se engajando em seus esforços de marketing por meio de quais canais e até a que hora do dia estão ativos.

Isso pode ajudar as marcas a focar seus esforços de marketing nas mídias certas nos momentos mais eficazes. 

O marketing orientado a dados também permite que os profissionais de marketing analisem os tipos de mensagens e ofertas às quais os consumidores são mais responsivos, geralmente analisados ​​por meio de testes A/B.

Isso permite que os profissionais de marketing concentrem seus esforços em projetos que ofereçam ROI superior e tenham o maior valor para o consumidor. Por outro lado, também permite que as equipes de marketing vejam onde podem estar errando e como corrigir o problema.

Isto é, descobrir o que realmente importa para diferentes grupos (hipersegmentação) de consumidores e focar os esforços e investimentos nos pontos importantes.

Se um profissional de marketing vê uma taxa de rejeição em um determinado ponto da jornada de compra do cliente, ele pode avaliar o porquê e ajustar conforme necessário, para que a experiência do cliente seja otimizada. Esse é o tipo de iniciativa que tem um forte impacto no crescimento e criação de valor da marca.

O uso-chave do marketing orientado a dados é reduzir custos na empresa ao mesmo tempo que melhora a experiência do cliente.

Publicações Relacionadas

A Era da Hipercompetição

A boutique de bairro que agora compete com um fabricante chinês que vende através do AliExpress. A padaria que perdeu clientes para uma padaria do outro lado da cidade pois alguns clientes preferem pedir através do iFood. A indústria que investiu em maquinário,...

O que é Design Thinking?

O Design Thinking é um processo cíclico (iterativo) não linear que busca entender os usuários, desafiar suposições, redefinir problemas e criar soluções inovadoras para prototipar e testar.  O método consiste em 5 fases - Empatia, Definição, Idéia, Protótipo e Teste. ...

ler mais

Acompanhe nossos conteúdos em seus canais favoritos

Deseja conversar?

Possui dúvidas sobre como o seu negócio pode aproveitar a Transformação Digital? Agende um horário para falarmos ao vivo sobre Criação de Valor, Hipercompetição, Marketing, Desenvolvimento de Negócios e aplicativos.

Atualize-se por e-mail

Inscreva-se em nossa lista para ofertas e atualização de informações

Nossos Canais

Use sua rede favorita para acompanhar nossos temas

Iniciar Chat
Alimente Resultados!
Escanear o código
Estava navegando em https://www.convertiva.com.br/marketing-orientado-dados-data-driven-marketing/page/2/?et_blog e gostaria de saber se vcs podem me ajudar com o seguinte: